O Abrigo Institucional

O Paraíso da Criança é um Abrigo Institucional que abrange a Comarca de Urussanga (Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça). Tem como objetivo:  
"Garantir a proteção integral às crianças e adolescentes acolhidos, proporcionando melhorias na qualidade de vida com características de proteção e garantia de direitos, bem como à convivência familiar e comunitária visando o fortalecimento dos vínculos familiares (família de origem, extensa ou substituta), contribuindo para o desenvolvimento e a reparação de vivências de separação e violência, fortalecendo a autoestima e a (re)construção de projetos de vida futura."
         Desta forma, o  Paraíso da Criança acolhe crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade de 0 (zero) a 18 (dezoito) anos incompletos, encaminhados pelo Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Urussanga, conforme o art. 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A medida de proteção aplicada, conforme o ECA, é aquela que indique o afastamento da criança e do adolescente de seu contexto familiar, podendo ocasionar suspensão temporária ou destituição do poder familiar.

O acolhimento visa o fortalecimento e a restauração dos vínculos familiares e sociais, auxiliando a (re)inserção na família de origem ou substituta. Trata-se de acolhimento provisório, até decisão do poder judiciário diante das situações que deram origem ao acolhimento, ou seja, nas situações de risco pessoal ou social (negligência, abandono, maus tratos, abuso sexual, entre outros).

Enquanto permanecerem na Instituição, o Paraíso da Criança oferece suporte físico, material, social e psicológico às crianças e adolescentes. Busca-se proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedor, com rotina mais próxima de uma residência privada, e com atendimento das necessidades básicas de alimentação, higiene e vestuário.
Com o objetivo de desenvolver a educação social e pedagógica, visa resgatar o sentido de cidadania e proporcionar atendimento personalizado e familiar, incluindo a convivência com a comunidade local. 
Busca-se desenvolver ações que visem o bem-estar físico e emocional dos acolhidos, num crescimento saudável dentro de um aspecto social, familiar e individual.